28.9.10

pra alguns era farda com alfanje
quando a mim sempre foi afago com piscina

20.9.10

Urolosomaterapia - ou - A aprendizagem pela dedada

- É, a próstata está um pouco aumentada. Meu palpite é que é só uma prostatite.
- Mas o que pode ter causado isso?
- Uma infinidade de coisas. Impossível dizer. Às vezes o que previne também causa.
- (?)
- Por acaso ficou sabendo de alguma coisa que não te fez bem nos últimos dias?
- Sim.
- Coisas de amor?
- Sim.
- A próstata é uma espécie de bola de cristal, só que orgânica. Ela começa a inflamar e crescer quando algo de ruim está pra acontecer.
- Você tá de brincadeira né?
- Infelizmente, não.
- Bom, mas você é um médico, vai me tratar não vai?
- Vou administrar um antibiótico, um anti-inflamatório e recomendar banhos quentes de banheira toda dia. Mas nada disso vai adiantar se você não estiver disposto a perdoá-la.
- Tá bem. Deixa ver se eu entendi esse festival de nonsense. Você vai tratar minha próstata, mas no final das contas, recai sobre mim curar a mim mesmo?
- Temo que sim.
- E se eu não perdoar?
- Depende. Se você deixar de amá-la, a próstata uma hora acalma. Mas se você não conseguir perdoar e, ao mesmo tempo, persistir amando, ela incha que nem bexiga e uma hora explode. E não tem nada que eu possa fazer. É o tipo de câncer mais grave que tem. Nesse caso, o que se faz é tirar a próstata antes que exploda, mas o ódio, você deve saber, já nasce em metástase. O mais provável é que os orgãos inchem, um a um, e o primeiro que explodir é aquele que certamente o levará à morte.
- É muito grave tudo isso. Então, ou eu perdoo ou deixo de amar, certo?
- Certo.
- Deixar de amar acho que eu não consigo agora. Tá muito enraizado. O esforço acabaria me causando outra doença.
- Isso é muito comum.
- Perdoar é conhecidamente um exercício mais saudável. Jesus já pregava isso e eu gosto dele, e acho mesmo uma pena todo aquele lance da crucificação. E é o que todo mundo, inclusive eu, esperaria de mim.
- Com certeza. Minha recomendação é sempre perdoar, ainda mais enquanto se ama. Meditar também é bom pra esse tipo de coisa. É possível que, tentando perdoá-la, você se depare com suas próprias maldades e acabe perdoando a si mesmo. Se conseguir isso, você cura a próstata, o ombro e o joelho tudo ao mesmo tempo. É garantido, mas já adianto que é desafio pra monge.
- É, não sou tão ambicioso. Pra ser honesto, o difícil mesmo é perdoar quando se está triste. A felicidade traz o otimismo necessário pro perdão. Agora eu só queria mesmo era arrastar ela e o mundo pra dentro da minha tristeza, pra gente ficar todo mundo na merda.
- Mas é isso. Tudo na vida é patológico. Você tem 10 dias, que é o que dura esse tratamento. É um tempo bom, dá pra fazer.
- Claro que dá. O caminho já tá escrito. Ela tá mais certa do que eu. Eu também sei o quanto fiz pra merecer. O que dói mesmo é o depois. Eu perdoo, viramos essa página. Quando o dia amanhece, eu continuo sem saber que porra fazer da minha vida.

16.9.10

num dia muitíssimo triste, quando o choro cair forte, e o rosto sobrar encharcado, abra um sorriso pra entender com o corpo o que é o arco-íris.

9.9.10

parquinho

a solidão é uma gangorra de uma só pessoa.

8.9.10

Cinema

Passei a não levar mais em consideração as categorias de cinema porque elas tendem a me enganar. É o caso de alguns dramas muito bons que me deixam feliz. Comédias muitas vezes tão ruins que me entristecem. Filmes de ação que entediam, terrores que alegram e romances onde não há amor.