10.3.06

bedeis palmareanos (2002)

"- Pra dentro da classe!

- Agora?

- Não, não! Amanhã!

- Tá...

- ...

- ...

- Entra logo muleque!

- Agora?

- Não, não! Amanhã! Droga!

- Tá...

- ...

- ...

- Você não vai entrar mesmo na classe, né?

- Já amanheceu?

- Agora, eu disse!!!!!!!

- Calma, calma, você muda as coordenadas derrepente e ainda grita comigo?

- Como você é chato! Entra na sala!

- Ah, agora você vai ter que esperar, eu sou sensível a mudanças, estou a um passo da imediato-fobia. Meu médico recomenda que todas as mudanças repentinas devam ser primeiro ponderadas para que, daí então, amainado seu caráter imediatista, possa-se seguir por novo rumo...

- ...Eu não vou pedir denovo!

- Sorte a minha então, presumo eu, não sei.

- ...grrrrrrrrrrrrrrrrrrr!

- Posso ver que você também é imediato-fóbica! Mas não se irrite agora! Guarde um pouco dessa ira para quando você se der conta de que a professora está a 10 metros daqui, vindo em nossa direção e que todo seu trabalho foi em vão. E guarde um pouco dessa raiva também, para quando você refletir sobre sua profissão e perceber que você representa a manutenção da ordem dentro da própria desordem. E que isto pode ser um tanto quanto heróico para quem escuta, mas não para quem observa e sente que há algo de errado. Finalmente, guarde sua raiva para todos os dias do ano nos quais você terá de aturar alunos chatos como eu, e guarde também para seus momentos nostálgicos em regozijar-se do passado e perceber que tudo que você fez em toda sua vida "madura", foi ordenar sem pensar por que ordenava, obedecer sem pensar no verdadeiro porquê a que se obedecia, e viver sem saber verdadeiramente para quem se vivia.

- Você é muito cheio de si para sua idade. O que será de crianças como você quando perceberem que podem aprender com os adultos?

- Penso do avesso. O que será dos adultos quando estes perceberem que poderiam ter
aprendido com as crianças? Quem terá mais tempo para recobrar as decepções e os arrependimentos?

Um estuda o outro organiza a desordem, cada um vive o que sente. E morrerá no que sente. "

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

bedeis...que coisa mais antiga!

11:05 AM  
Blogger Leandro Gonçalves said...

bem assim mesmo.

9:52 AM  

Postar um comentário

<< Home